Instruções do Excel

27/06/2011 21:19

 

            Se você precisar inserir um gráfico numa planilha Excel, para dar melhor clareza aos áridos números que, em geral, nós colocamos em nossas planilhas, várias alternativas são disponibilizadas pelo produto da Microsoft. Imaginando que seus dados, incluindo cabeçalhos de colunas e de linhas, estejam dentro da região A5:F10, e que você deseja colocar seu gráfico logo abaixo, por exemplo ocupando a região A12:F25, a primeira coisa a fazer é marcar toda a região onde seus dados residem (não esqueça da linha e coluna de cabeçalhos). Para tal basta clicar com o mouse na célula A5 e arrastar o mouse até que toda a região, até a célula F10, esteja selecionada.

            À seguir pressione no botão do "Auxiliar Gráfico", que é representado por um desenho de um gráfico encimado por uma vara mágica. Perceba que o cursor do mouse mudou para uma pequena cruz com um pequeno gráfico ao lado. Posicione no ponto inicial desejado (em nosso exemplo em alguma lugar da célula A12) e pressionando o botão esquerdo do mouse arraste o cursor até que fique marcada toda a área onde o gráfico deverá ficar (em nosso exemplo em algum lugar da célula F25).

            Ao soltar o botão do mouse aparecerá a primeira das diversas janelas do "Auxiliar Gráfico". Siga abaixo cada função de cada uma das 5 janelas que aparecem em seguida:

Etapa 1 de 5:

            Serve para indicar a região onde ficam seus dados. Se você seguiu os passos, corretamente, a faixa correta (A5:F10) já estará indicada; senão marque agora a faixa correta.

            Pressione o botão "Continuar>".

Etapa 2 de 5:

            Serve para selecionar um tipo básico de gráfico. O Excel permite escolher um dos 15 gráficos básicos relacionados abaixo:

·               Gráfico de Área;

·               Gráfico de Barras ou Colunas;

·               Gráfico de Linhas;

·               Gráfico de Torta ou Rosca;

·               Gráfico tipo Radar;

·               Gráfico de Dispersão;

·               Gráfico de Combinação (Barras e Linhas ao mesmo tempo);

·               Gráficos 3-D de Área ou de Superfície;

·               Gráficos 3-D de Barras, Colunas, Linhas ou Torta;

            Selecione o tipo de gráfico desejado e pressione o botão "Continuar>".

Etapa 3 de 5:

            Serve para selecionar um formato para seu tipo de gráfico, na verdade um sub-tipo do gráfico selecionado na etapa anterior.

            Selecione o sub-tipo desejado e pressione o botão "Continuar>".

Etapa 4 de 5:

            Serve para definir como é a seqüência dos dados, se por linha ou por coluna, e quantas linhas e/ou colunas ocupam os títulos para os rótulos dos dados (o eixo X) e para a legenda do gráfico.

            Se você ficar em dúvida quanto a melhor seqüência para seu caso específico, fique à vontade para selecionar alternativamente as opções por linha e por coluna. Uma imagem reduzida, mas real, de seus dados é apresentada à esquerda da janela desta etapa.

            Quando estiver satisfeito pressione o botão "Continuar>".

Etapa 5 de 5:

Nesta última janela do "Auxiliar Gráfico" você poderá escolher se:

·               inclui, ou não, uma legenda para seu gráfico;

·               um título para o seu gráfico; e

·               os títulos para os eixos X e Y de seu gráfico;

            A cada alternativa selecionada e/ou preenchida o Excel irá atualizar a amostra do gráfico que você está montando. Assim sendo cada passo de cada etapa pode ser visualizado diretamente. Isto facilita muito a tarefa de incluir um gráfico que represente mais que 1000 palavras (ou seria: mais que 1000 números?).

            Finalmente pressione o botão "Finalizar" e o gráfico será inserido na posição escolhida, e do jeito que você foi indicando passo a passo.