Atividade 03/06/2010

03/06/2010 21:57

 

ÂNGULOS ALTERNOS CONGRUENTES (internos)

“Duas retas paralelas cortadas por uma transversal determinam ângulos

alternos congruentes” (internos ou externos)

 

1 – Criação das retas paralelas r, s cortadas por uma transversal t.

1.1 – Selecione a opção RETA (janela 3) e clique em sentido horizontal, logo após digite r com a intenção de nomear a reta construída.

1.2 – Selecione a opção RETA PARALELA (janela 5)  e clique sobre a reta r, logo em seguida clique abaixo da reta r para construir a reta paralela a ela, digite s para nomear esta reta.

1.3 – Selecione a opção RETA (janela 3) e clique em um espaço acima da reta r, prolongue esta reta transversalmente afim de que ela corte as duas retas paralalelas, chame-a de t. (acompanhe a imagem /foto 1/)

2 – Criação dos ângulos alternos congruentes internos.

2.1 – Selecione a opção PONTO SOBRE O OBJETO (janela 2) clique sobre a reta r à esquerda da tranasversal e na parte interna(inferior) da reta t para construir os pontos A e B nesta ordem.

                              * Nota1: se houver a necessidade de nomear (ou renomear) os pontos (ou qualquer outro objeto) posteriormente, selecione a opção RÓTULO (janela 10)

2.1.1 – Selecione a opção PONTO DE INTERSECÇÃO (janela 2) clique na intersecção formada pelo encontro das retas r e t e crie o ponto O.

2.2 – Selecione a opção PONTO SOBRE O OBJETO (janela 2) clique sobre a reta s à direita da transversa e na parte interna (superior) da reta t para construir os pontos D e C nesta ordem.

2.2.2 – Selecione a opção PONTO DE INTERSECÇÃO (janela 2) clique na intersecção formada pelo encontro das retas s e t e crie o ponto Q. (acompanhe a imagem /foto2/)

 

3 – Marcar e calcular os ângulos

3.1 – Selecione a opção MARCA DE ÂNGULO (janela 10) e clique sobre os pontos AOB e em seguida CQD. Para marcar os seus respectivos ângulos. (acomapnhe a imagem /foto 3.1/)

 

3.2 – Selecione a opção ÂNGULO (janela 9) e e clique sobre os pontos AOB e em seguida CQD. Para medir os seus respectivos ângulos. (acompanhe a imagem /foto 3.2)

 

 

                                *Nota2: As construções feitas por vocês podem variar em cor, tamanho de letra e espessura da linha, além de outros aspectos, isso se dá devido à versão do programa utilizado, mas não nao quer dizer que a sua produção esteja errada.

                                *Nota3: O valor do ângulo é irrelevante, pois, irá depender do posicionamento da sua transversal

Com estes passos, fomos capases de criar ângulos alternos internos, porém nosso trabalho não acaba aí.

Utilizando dos seus conhecimentos em Geometria e no software Cabri Géomètre construa ângulos alternos externos e logo em seguida registre a sua construção utilizando a tecla PRINT SCREEN, salvando o arquivo em seu computador, anexando este arquivo em seu e-mail e enviando para:

 mundomatematico2@gmail.com